sábado, 10 de março de 2012

O que é a Responsabilidade Social

A primeira ideia que temos sobre o conceito de Responsabilidade Social é:

A participação activa de uma Organização com o seu meio envolvente.

Como é difícil esclarecer o conceito numa só frase, começamos a reflexão com um excerto de Gisela Gonçalves, retirado de Ética das Relações Públicas.


"Porque se de facto, as relações públicas têm poder para influenciar a sociedade, também têm uma enorme responsabilidade para com essa mesma sociedade."

As Relações Públicas têm a ser cargo a gestão da comunicação de uma determinada empresa, Katz e Kahn atribuíram às Relações Públicas o nome “boundary role”, ou seja, estas desempenham um papel de barreira/fronteira entre o sistema e o ambiente da organização.
As Relações Públicas tratam assim, da comunicação interna da empresa e da comunicação com os seus públicos externos.

Interligando agora Relações Públicas com Responsabilidade Social, percebemos que o papel das Relações Públicas numa organização não fica só pela preocupação com os interesses da sua organização, mas tem um papel bastante importante no que diz respeito aos interesses dos seus públicos.

As empresas tendem cada vez mais a ter um papel activo, assumindo uma postura consciente a nível social, ético e ambiental.

Seguidamente apresento um vídeo que demonstra o conceito de responsabilidade social pela Iso, uma organização não-governamental que estabelece ligações entre sectores privados e os seus públicos, a Iso apresenta soluções tanto às necessidades do negócio como também às da sociedade.








links consultados:

-Gisela Gonçalves; Ética das relações públicas.A falta de responsabilidade social nos Códigos Éticos de Relações Públicas.

-Gisela Gonçalves; Relações Públicas e responsabilidade pública: da visão sistémica à visão altruísta.



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